Beneficência Social Bom Samaritano
“Uma história construída na fraternidade”

Criada em 1948, a Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS) já é reconhecida como uma referência no cuidar. Tendo como ideal que nasceu daqueles que amam viver da esperança da cura daqueles que sofrem, sua história remete ao trabalho de benfeitores na década de 40, cujo principal objetivo era a assistência social ao distribuir alimentos e alojar pessoas idosas de Governador Valadares, município recém-criado.

Com o trabalho se consolidando foi-se feita uma parceria com o Governo Federal, em 1960, e naquele momento foi implantado na sede da Beneficência o Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência (SAMDU). Com o término da parceria a sede da instituição foi cedida para o funcionamento de uma escola. Mais tarde, em 1987, de posse integral do prédio, a BSBS reforçou o seu papel médico-hospitalar reformando as instalações e dando início a Clínica Médica Samaritano.

Em 1990 incorporou à Associação Evangélica Beneficente Valadarense (AEBV), que estava com dificuldades financeiras e técnicas para continuar a construção do Hospital Evangélico. Nesse mesmo ano a BSBS passou a administrar e construir o Hospital Evangélico.

Atualmente, a BSBS presta a população de Governador Valadares e mais 85 municípios da região, três tipos de trabalho, o primeiro através da Clínica Bom Samaritano com atendimento médico ambulatorial, o segundo através do Hospital Bom Samaritano (HBS) com atendimentos de alta complexidade e o terceiro por meio do Laboratório, com serviços de análises clínicas. Sua assembleia é composta por 36 conselheiros, que são indicados pelas igrejas evangélicas da cidade.